Grande polêmica ainda hoje ainda gira em torno do tema Abiasé.
Alguns afirmam que Abiasé é aquela criança que já nasce iniciada na cultura de Orisa, já que recebe o Asé transferido na iniciação da gestante. Outros afirmam que abiasé também pode ser aquela criança que já nasce feita em Orisa porque na sua encarnação anterior, foi devidamente iniciada (pasmen!).
Segundo a tradição de minha cultura, Abiasé é aquela criança que recebe algum tipo de asé, de energia, através de sua mãe, durante a gestação. Mas isso não quer dizer que a criança nasça iniciada em qualquer cultura que seja.
Durante a gestação, não é indicado que a mulher passe nem mesmo por um ebó, que dirá pelo rito de iniciação a Orisa. E por um simples motivo: toda a movimentação energética praticada naquele momento, será direcionada também para a criança que se encontra no ventre materno. E isso pode acarretar a modificação do destino daquela criança ainda por nascer.
Cada pessoa possui o seu próprio destino. E para nossa cultura, a prática de movimentação de energia para uma pessoa não deve ser utilizada indistintamente para alguém que possui destino diferente.
Como consequência natural de iniciação em Orisa de uma gestante temos, por muitas vezes, a necessidade de iniciação futura daquela criança no culto ao mesmo Orisa de sua mãe, mesmo que outro Orisa tenha sido designado para complementar a energia daquela criança... E isso pode causar consequências indesejáveis, pois consequentemente o abiasé deixará de ter o complemento adequado e necessário para o alcance de seus propósitos de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário