Desde o momento em que uma pessoa começa a frequentar um ilè asé, uma das primeiras recomendações é que deve sempre permanecer de pés descalços.
E isso realmente tem sentido, já que no momento em que a pessoa está em contato direto com a terra, melhor se torna a transmissão do asé.
Todavia, é natural também que identifiquemos uma pessoa que tem cargo dentro da comunidade pelo fato de que estas pessoas estarão sempre calçadas. Iyálorisa e Ekeji então! Quanto maior o salto maior o conhecimento!!!!!!!!!! (sic)
Pois bem, então pergunto: se a transmissão do asé ocorre de forma mais efetiva com o contato dos pés com a terra, pessoas que possuem cargo não precisam mais dessa transmissão? Estão já acima do bem e do mal?
Para mim a realidade é muito simples: as pessoas não sabem qual o significado real de estar em contato direto com a terra. E utilizam o argumento de que abian e iyawò devem permanecer descalços pelo simples fato de entenderem que eles são nada... Ressalto também que na época da escravidão, os escravos não podiam utilizar sapatos - cujo uso era reservado apenas aos senhores de escravos.
Será isso apenas mais uma coincidência?
Pés descalços não é sinônimo de humilhação! Pés descalços não é sinônimo de submissão! Pés descalços é antes de tudo sinônimo de respeito! Logo, para mim, os detentores de cargos dentro de um ilè asé deveriam ser os primeiros a estar em contato com a terra, podendo assim, ter condições de melhor transmitir o asé pretendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário