sábado, 7 de maio de 2011

Ainda não é o momento! A resposta mais prática!

Quem é que, pertencendo às gerações recentes do candomblé brasileiro nunca ouviu essa resposta de seus mais velhos?

E as justificativas são sempre as mesmas: você ainda é abian; você ainda é muito novo de santo; não ensinamos certas coisas a quem nasceu agora; não falamos sobre determinados assuntos com crianças... Mas tenho certeza também que nenhuma destas respostas, embora muitas vezes recepcionadas, convencem a maioria. Isso sem contar a repreensão dos mais velhos, afirmando que aqueles que perguntam demais acabam por nunca ter acesso ao conhecimento.

Tal repreensão é no mínimo paradoxal, já que se a cultura de Orisa é transmitida praticamente pela oralidade,   como obter respostas sem questionamentos?

Resta apenas para a maioria, aguardar se tornar um Egbonmi, para ter acesso às tão esperadas respostas...

Certo? Não... quem pensa assim e tem essa ilusão, aguarde para a maior decepção de sua existência! E não espero aqui que as pessoas acreditem no que eu digo. Aguardem apenas e confiram pessoalmente! O máximo que aprenderão em mesas e rodinhas de Egbonmi é falar mal da vida alheia, comentar sobre outros Egbonmi de outras casas e falar mal dos frequentadores da casa que são menos que eles ainda e que devem lhes servirem de empregados! E sabem por quê? Simplesmente porque os Egbonmi de hoje, são os abians e yawòs de ontem... que como vocês também não tem acesso ao conhecimento. Logo, chegam à "maioridade" sem qualquer conteúdo!

E o que é o mais alarmante: esses mesmos Egbonmi serão zeladores e zeladoras de futuros abians e iyawòs... E quando questionados por seus seguidores, o que terão para responder? "AINDA NÃO É O MOMENTO! você é iyawò muito novo ainda! não passa de um abian! E repetirão a repreensão que no passado os fizeram calar: se perguntar demais, jamais obterá conhecimento!

E tudo isso vira um grande círculo vicioso!

Mas o importante disso tudo é todos saberem que se Eledunmarè nos deu um cérebro dotado de inteligência é porque devemos usar essa inteligência! Se temos capacidade de aprendizado é porque nos pertence o direito de aprender sempre! Se entregamos o nosso destino nas mãos de uma pessoa, devemos obter respostas às nossas dúvidas! Orisa não comporta uma fé cega! Na cultura de Orisa éimprescindível o conhecimento. Nenhuma cultura sobrevive a simples repetição de atos, sem saber o porque de tal repetição!

Espero sinceramente que todos aqueles que ainda não perderam a capacidade de raciocínio passem a refletir sobre o que esperam de uma cultura que escolhem para seguir. Reflitam sobre a necessidade de submissão absoluta a respostas sem conteúdo! Reflitam sobre o que esperam se tornar amanhã! Pois somente com um presente produtivo é que poderemos colher um futuro próspero e de realizações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário